Sobre Rendas

Renda de Bilro


De heranças portuguesa e indígenas, a renda de bilro conquista a todos com sua delicadeza e riqueza de detalhes, feito em um equipamento bem simples:uma almofada na qual fica pregado um cartão furado com o desenho da renda que se pretende fazer, alfinetes do espinho do mandacaru, para prender a renda, e os bilros de madeira, mais três caroços de macaúba onde são enrolados os fios. 


  

Crivo
                                            


Crivo (ou labirinto) é um tipo de renda de agulha e tem como característica o fio desfiado preliminarmente, o qual é tecido com linha, seguindo os desenhos estabelecidos. O processo de feitura possui seis etapas: escolher o tecido e tirar a metragem; riscar o desenho; desfiar o tecido; fazer o enchimento; torcer; perfilar.






                          Renda Renascença



De origem italiana, foi introduzida no Brasil por freiras europeias. O bordado delicado difundiu-se aqui através das rendeiras nordestinas, que passam a arte de geração em geração. Feita à mão, utilizando linha, agulha e lacê, a renda renascença traz traços exclusivos para lençóis, fronhas, mantas, etc. Tradicionalmente feita na cor branca, a renda renascença do nordeste passou a ser feita em outras cores, o que lhe proporcionou ainda mais beleza.